sexta-feira, 4 de junho de 2010

Pão sem glúten na MFP


Mais uma experiência. Esta teve alguns percalços porque não sei do manual de instruções da minha máquina então, vi o do modelo a seguir e assumi que o programa sem gluten seria o mesmo. Pois a dada altura apercebo-me que não e que que estava no programa do pão francês, então a meio mudei para o programa de pão básico que começou do início... enfim uma saga que resultou num pão bem, aliás muito bem, amassado!

O resultado foi bastante bom. Tem textura e sabor de pão e fica bem fofinho. Fica parecido com o da Schär mas mais barato*, mais fofo e o sabor não é tão intenso.
A receita original vem daqui, é dos blogs que visito diariamente, para mim tem tudo e a cereja em cima do bolo (sem glúten) é em português o que permite ao meu cérebro preguiçoso não se cansar a traduzir :)

Vamos à receita.

Ingredientes:
1 ovo
350 ml de àgua
65 gr de margarina derretida
1 colher de chá de sumo de limão
1 colher de sopa de mel
100 gr de polvilho doce
225 gr de farinha de arroz
50 gr de fécula de batata
50 gr de maizena
1 colher de sopa de goma xantana
1 1/2 colher de chá de gelatina em pó sem sabor (não usei)
1 1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar refinado
4 colheres de sopa de leite em pó (não tinha portanto usei leite normal)
1 colher de sopa de fermento para pão em pó (usei uma saqueta da vahiné)

Bata o ovo com a àgua e coloque dentro da cuba da máquina de fazer pão (MFP). Adicionar a margarina derretida, o sumo de limão, e o mel. (Como não usei leite em pó mas sim normal adicionei 5 colheres de leite nesta altura).

Num recipiente à parte misture bem todas as farinhas, a goma xantana, a gelatina (não usei), o sal, o açúcar e o leite em pó (não usei mas substituí por leite).
Coloque por cima da mistura líquida e polvilhe com o fermento para pão por cima (eu misturei com as farinhas e o pão cresceu na mesma! :) Quem tiver programa para pão sem glúten na MFP pode usar esse, nos outros casos usar a função pão básico, marquei para 750 gr, crosta média (eu não faço ideia para o que programei...devido ao problemazinho de não fazer ideia do que a minha mfp faz além do pão básico! :\ )

Depois de pronto a Leila aconselha a ficar uns 10 minutos na máquina e tirar depois de frio. Eu quando cheguei a casa como o programa já tinha acabado tirei-o mas não se quanto tempo lá ficou depois de pronto.

Para a próxima introduzo-lhe umas sementes (para ter fibra) e para já este vai-se tornar o pão standard.

* Porque digo que fica mais barato. Uma embalagem de 1kg da mistura mix B, segundo o site do celeiro, fica a 5,90€ ( 2,95€ cada pão visto que só dá para dois).
Segundo o site do jumbo:
Maizena 350 gr - 1,82 (50gr: 0,26€)
Farinha de arroz 500 gr - 1,07 (225gr: 0, 48€)
Fécula de batata 250 g - 1,44 (50 gr:0,29€)
Polvilho 500g - 1,89 (100 gr: 0,38€)
1/2 duzia ovos L auchan - 0,69 (1 ovo: 0,12€) ou 1/2 duzia ovos BIO - 2, 49 (0,42€)
margarina vaqueiro 250g - 0,69 (65gr: 0,18€)
Pacote 4x fermento vahiné - 1,69 (1 pacote:0,42€)
Total: 2,13€ ou 2,43 consoante se opte por ovos biológicos ou não.
Não contabilizei o mel e o limão, além da dificuldade, porque são coisas que me dão.
A àgua é precisa em ambos os casos. O leite consumo diariamente e tb não consigo fazer o cálculo.
Mesmo que no final cada pão ficasse mais ou menos ao mesmo preço a diferença é que o pacote da schär dá para mais um pão enquanto que os ovos para mais 5, o polvilho e a fécula para mais 4, a maizena para mais 6, o fermento para mais 3.... e por aí fora. Feitas as contas no final a mistura caseira de farinhas sai mais em conta.

8 comentários:

Leila disse...

Oi Rita,

Obrigado pelo carinho com meu blog. A tua cozinha tambem eh maravilhosa e assim a gente vai aprendendo uma com a outra.

Pela foto ele parece com o pao robusto.

eu tenho feito muito o pao sem gluten, sem lactose e sem acucar http://www.delishvillesemgluten.com/?p=1418, acho ele o melhor de todos ate agora.

o teu pao de batata ficou muito bonito.

beijinhos

Susana Fernandes disse...

Ola rita...
O meu sonho é conseguir fazer pao ja pensei desistir desta maldita dieta por causa do pao...
Na minha mfp nao fica bem sabe mal estragase rapido ....
Se amasso e cozo no forno fica tipo pedra se compro enjoo pois parece sempre pao artificial eu so queria pao:)

Hoje vou comprar uma mfp com programa sem gluten vou ver como me saio...


No dia 24 vou alisboa ao dolce vita tejo sabes me dizer se ha por perto alguma loja com produtos sem gluten?
obrigada

Susana Fernandes disse...

Ola rita...
O meu sonho é conseguir fazer pao ja pensei desistir desta maldita dieta por causa do pao...
Na minha mfp nao fica bem sabe mal estragase rapido ....
Se amasso e cozo no forno fica tipo pedra se compro enjoo pois parece sempre pao artificial eu so queria pao:)

Hoje vou comprar uma mfp com programa sem gluten vou ver como me saio...


No dia 24 vou alisboa ao dolce vita tejo sabes me dizer se ha por perto alguma loja com produtos sem gluten?
obrigada

Rita disse...

Eu acho que isso é na amadora certo?
Olha querida assim de cabeça não estou a ver nada, em bom rigor não há nenhuma loja em concreto que tenha montes de produtos sem gluten (pelo menos que eu conheça)que seja o paraíso gluten free.
Depende do que quiseres, se quiseres cerveja é num lado, farinhas mais "esotericas" noutro, farinhas normais noutro, goma xantana noutro... enfim temos que ir aqui e acolá. Em termos de coisas já preparadas (tipo bolachas)só costumamos comprar no celeiro ou na area viva do continente não conhecemos muito porque tentamos não ter muita coisa em casa.... senão comemos! De vez em quando vou fazendo um bolinho, um doce... e basicamente o que costuma haver mais aqui em casa são snickers ou toucinho do ceu do PD.

Se procuras alguma coisa em particular que não encontres por aí diz-me que digo-te onde há mas tudo o que conheço é em Lisboa mesmo.

Bjinhos

100% Sem Glúten disse...

Snickers? Mas não têm malte na composição?

Rita disse...

O R. disse-me que do que viu não, além do que nunca lhe causa efeitos secundários (o contrário do Bounty).
Aqui nos ingredientes que estão na wikipedia tb não: http://pt.wikipedia.org/wiki/Snickers#Ingredientes

De qualquer maneira vou confirmar numa barra de chocolate e depois posto.

Ah e é ó op snickers normal e não o crunchy, este último tem gluten.

Bjs

Rita disse...

Tb os encontrei nesta lista http://www.celiaccentral.org/SiteData/docs/Gluten-Free-Candy-List/370e802df5a4b099ad419d940cf8fe22/Gluten-Free-Candy-List.pdf

Mrs. Potter disse...

Esta foi a primeira receita de pão sem glúten que fiz. Ficou fantástico!
Muito obrigada pela receita.
Não tinha goma xantana mas utilizei a gelatina. Ficou com uma textura sensacional!
Finalmente, pão ao pequeno-almoço!