Aqui fica a receita da Ana.
Ingredientes para a massa:
500g de farinha Schar Mix C
25g fermento fresco (compro no Pingo Doce, sem glúten)
1,75dl leite morno
2 ovos
100g manteiga
150g açúcar
Nota: já usei fermento Schar (seco), a mesma quantidade e ficaram igualmente boas.
Creme de pasteleiro:
2 colheres de sopa de maizena
150g açúcar
2 colheres sopa de margarina
4 0v0s
5 dl leite
1 vagem baunilha (não uso) - usei uma colher de café de aroma
Casca de limão
Deita-se a farinha (polvilho sempre a farinha) num recipiente grande ou sobre a bancada da cozinha. Faz-se um buraco no meio da farinha e coloca-se aí o fermento e o leite. Amassar tudo muito bem (às vezes é preciso polvilhar com farinha para as mãos não colarem à massa). Moldar numa bola e deixar levedar. Quando a massa atingir o dobro do tamanho, junta-se o açúcar e a manteiga. Volta-se a amassar muito bem (uso sempre as mãos, mas pode-se usar a colher de pau). Juntam-se os ovos sem parar de amassar.
Formar novamente uma bola e deixar levedar até que duplique de tamanho.
Moldar bolinhas pequenas (o tamanho que quiserem) bem separadas umas das outras num tabuleiro ou sobre a bancada polvilhada com farinha.
Deixar levedar novamente. Depois de terem crescido, fritar as bolas em óleo pouco quente (para não queimarem) e virando-as para fritarem por igual.
Quando estiverem fritas retire-as, escorra-as muito bem e polvilhe-as com açúcar. Dê-lhes um golpe e recheie com o creme de pasteleiro. (mesmo sem o creme ficam óptimas!)
Para fazer o creme:
Bata os ovos com o açúcar, adicione a maizena e a margarina amolecida e misture bem. Quando a mistura estiver fofa e homogénea, dissolva-a com o leite fervido (pode até adicionar casca de limão, se desejar).
Deite o preparado num tacho e leve ao lume brando, mexendo sem parar. Deixe engrossar, até ganhar a consistência do creme de pasteleiro.
Eis a minha experiência. O R. adorou-as.
Fiz metade da receita e deu para 6 bolas.
13 comentários:
Enhorabuena a Ana, una receta deliciosa.
Besitos.
Obrigada, fico msm mt feliz q tenham gostado...
fiquei tentada a ter o meu blog para mostrar outras receitas q vou fazendo ;)
bjinhos*
Ai filha! Tu matas-me!
Eu que nem sequer ligo a bolas de berlim, fiquei com vontade de comer estas.... Mamma que aspecto delicioso.
Que lindas! Devem ser uma delicia.
Bjs
Que bien¡¡¡¡ tenía ganas de probar tu receta y desde que has sido ganadora aún más....enhorabuena por el premio y por la receta...tiene una pinta rica, rica..voy a traducirla y si tengo hueco esta semana la preparamos...que la que viene empezamos régimen y se me corta el rollo del dulce....felicidades
Incentivo a Ana a criar um blogue, quantos mais formos mais receitas e experiências teremos, é mais fácil assim... Eu também tenho um e escrevo menos coisas do que gostava por falta de tempo, mas é melhor que nada!!! E as bolas de berlim têm um óptimo aspecto...
Boa tarde . Já tirei a receita tenho saudades de comer bolas de berlim , estou em frança cá não há destas delícias como as nossas portuguesas , amanhã é feriado vou fazer, vamos ficar super satisfeitos , obrigada por esta receita maravilhosa :-)
Olá. Que aspecto delicioso!!!
Será que substituindo essa farinha pela mix pan da schar, ficam igualmente boas???
Olá. Quando adiciono o fermento e o leite, nao consigo moldar uma bola pois fica tudo esfarelado. O que faço de errado?
Olá. Quando adiciono o fermento e o leite, nao consigo moldar uma bola pois fica tudo esfarelado. O que faço de errado?
Boa tarde! Eu também fiz esta receita e também não consegui moldar a bola de massa, tal como a Beta Flores. Decidi juntar mais leite e a massa conseguiu ligar-se. No entanto, o sabor destas bolas não é igual ao que nós estamos habituadas.... fiquei desapontada.
Todos os ingredientes usados são sem gluten? Descobri a pouco que sou celíaco e a minha perdição são as bolas de Berlim, por isso estou a procurar intensivamente várias opções :) obrigado pela receita
boa tarde, adorei. mas tenho uma questão, cerca de quanto tempo leva a levedar? Obrigada
Enviar um comentário