quarta-feira, 10 de março de 2010

Perna de perú recheada com farinheira

Tirei a receita de uma revista e achei divinal, esqueci-me foi da foto, tiro para a próxima pois será a repetir, sem dúvida. Fica a imagem da revista, já meia comida por uma gata que ficou tão inebriada com a imagem que quis logo provar :)


Ingredientes:

1 perna de perú (com +/- 2 Kgs) limpa de osso e tendões (pedi para me fazerem no talho e sempre me poupei no trabalho)
50 gr pinhões
100gr sultanas brancas
1 chouriço
1 farinheira
100 gr de bacon
1 dl azeite
3 dentes de alho
1 cenoura
1 cebola
1 colher de sopa (bem cheia) de manteiga
1 colher de sopa de pimentão doce
Sumo de 2 limões
Sal e pimenta q.b.
Papel de aluminio
Fio de cozinha

Preparação

Depois da perna arranjada dar-lhe uns golpes com a ponta da faca. Tempere com o sumo de limão, sal e pimenta e deixe repousar durante 30 minutos.

Picar a cebola, os alhos, o bacon e o chouriço. Leve uma frigideira ao lume com 3 colheres de sopa de azeite, junte os anteriores ingredientes todos picados e deixe alourar.

Junte a cenoura ralada e o pimentão doce e mexa bem. Adicione a farinheira sem pele, as sultanas e os pinhões, envolva, junte depois a manteiga, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar durante 10 minutos, mexendo sempre.

Abra a perna de perú sobre a bancada, espalhe a mistura anterior por cima, enrole e ate com fio de cozinha. É mesmo necessário fio de cozinha, se não for forte não se consegue atar a carne.

Coloque num tabuleiro untado com azeite, regue com o restante azeite tape com uma folha de aluminio e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante uma hora. Retire o papel de aluminio e deixe assar mais 30 minutos para ganhar cor. Retire do forno e sirva decorada a gosto e acompanhada com batatinhas assadas ou arroz.

Uma delícia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas tem farinheira?! Farinha?? tem gluten...