terça-feira, 16 de março de 2010

Bacalhau no forno com broa

Esta receita também saiu de uma revista, gosto muito e faço muitas vezes. Fica óptima. Aprovadíssima. Fica a imagem da revista.

Ingredientes
2 folhas de louro
2 postas de bacalhau demolhadas
1 molho de espinafres
1 cebola
4 dentes de alho
1 dl de azeite
1/2 broa de milho
5 dl de natas
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de manteiga derretida

Preparação
Leve ao lume um tacho com água e junte o louro e o bacalhau e deixe cozer por 5 minutos em àgua fervente. Deixe arrefecer dentro do caldo.

Entretanto escolha e lave em várias águas as folhas de espinafres. Escalde-as por 2 minutos em agua fervente e depois escorra-as muito bem e reserve-as.

Refogue a cebola às rodelas e os dois dentes de alho picados no azeite. Junte depois o bacalhau, previamente limpo de espinhas e peles, e envolva os espinafres. Adicione também metade da broa esfarelada e regue com as natas. Tempere com sal e pimenta e deite dentro de um recipiente refractário.

Triture a restante broa na picadora/bimby e junte-lhe os restantes alhos picados. Envolva a manteiga e espalhe sobre o preparado de bacalhau. Leve ao forno por 25 minutos a 190.C e sirve de seguida.

Fica bastante cremoso. Normalmente para não ficar com meio pacote de natas uso apenas 2 e fica bom. Quando faço para esquisitos que dizem não gostar de bacalhau com natas uso só um pacote pequeno e não se nota sequer o gosto das natas, fica sem creme, seco mas igualmente bom.

Para abreviar um pouco no tempo de preparação utilizo bacalhau já desfiado e doses de espinafres congelados.

1 comentário:

xanó disse...

Olá

Humm parece ser muito bom , vou testar sua receita. Beijocas grandes da Xanó