terça-feira, 9 de março de 2010

Entradas

Sempre que dou um jantar/almoço cá em casa gosto de pôr umas entradas além das tostas com patés vários.

Aqui ficam algumas sugestões, com e sem fotos (como estou sem máquina tem que ser com o telemóvel e nem sempre me lembro a tempo).

Rolinhos de salmão fumado
Com um garfo faço um puré de meio requeijão e umas 5 delícias do mar. Depois é só dispor este preparado ao longo de fatias de salmão fumado, enrolar e voltar a enrolar os rolos em película aderente e deixar no frigorífico de um dia para o outro.
Na hora de servir é só retirar a película aderente e cortá-los. Ainda estou a trabalhar é na apresentação. Para a próxima disponho tudo sobre uma folha de alface.


Tomatinhos recheados
Depois de lavados, cortar o topo dos tomatinhos (chucha ou cereja) e retirar as sementes. Eu com uma colherzinha de café retiro o interior do tomate e fica bem.
Depois com uma colherzinha de café é só enchê-los com patê (eu fiz com patê de atum) ou com um ovo de codorniz cozido e no final barrar com patê o topo, assim não se vê o ovo.



Queijo assado
Já experimentei com outras variedades mas o camembert é sem dúvida o meu preferido. Retiro-o da caixa e do papel em que vem. Corto-lhe uma cruz em cima, ao nível da casca não precisa ser muito fundo, e pico-o todo com um garfo. Depois numa taça junto 2 dentes de alho picados, salsa picada (também pode ser junta com coentros ou só com coentros, é a gosto) e azeite. Deito esta mistura em cima do queijo e vai ao forno até começar a fazer uma bola, é sinal que o queijo já derreteu. Servir logo com umas tostas a acompanhar.



Cogumelos recheados
Desta vez fiz com uns grandes próprios para rechear mas acho que é cogumelo demais, eu que nem sou grande apreciadora prefiro os mais pequenos, dão mais trabalho mas acho que ficam mais gostosos.
Lavar bem os cogumelos, retirar-lhe os pés e espremer 1-2 limões sobre o chapéu dos cogumelos. Entretanto num tachinho alourar meia cebola em manteiga e um pouco de azeite, para não queimar. A manteiga além do sabor vai deixar os cogumelos mais macios. Juntar um pouco de bacon cortado aos pedacinhos. Juntar um alho francês cortado às rodelas finas, 2 cenouras raladas e os pezinhos dos cogumelos também previamente picados. Deixar estufar. Quando estiver tudo macio juntar um pouco de queijo ralado para unir tudo, mexer e está pronto. Rechear os cogumelos com este preparado e por uma colherzinha de maionese sobre o preparado, para gratinar. Levar ao forno cerca de 15 minutos. Retirar e servir de imediato. Isto deu-me para 9 cogumelos grandes, quando fiz metade da receita deu para 6 pequeninos e sobrou bastante.

2 comentários:

Kiki disse...

President com mel no forno também fica de cair para o lado:-) é mais à minha moda...moda da calona que já nem para picar um alho tem ganas:-) Mas deslumbro-me com a tua destreza rapariga! Fico com umas vontades quando por aqui passo....

Manel disse...

No recheio dos rolinhos de salmão acho bem o requeijão mas vou substituir as tais «delicias» por uma qualquer erva de tempero, a que houver talvez Mangericão Cebolinho, ou mesmo salsa.