quarta-feira, 7 de abril de 2010

Ninho de Páscoa II - O melhor sem glúten


Como tinha que levar uma sobremesa para o trabalho e aproveitando a recente época resolvi fazer mais uma experiência de ninho de páscoa, até porque me tinham sobrado alguns fios de ovos.

Desta vez resolvi fazer um bolo de laranja e uma calda de chocolate.

Este bolo de laranja é óptimo! É fofo, não é muito seco... bem é óptimo e será feito mais vezes. De todos quanto o provaram repetiram e ninguém nota que não foi feito com farinha de trigo, a consistência é 5*.

Para quem gosta de bolos mesmo húmidos (eu diria ensopados) depois é só fazer uma calda com sumo de laranja e açúcar. Como o bolo ia levar cobertura não pus calda nenhuma, além disso acho que este bolo não precisa.

Para o bolo:
3 ovos
1 laranja (usei uma grande e bem docinha :)Bio, claro!
1 chávena de farinha de soja
1 chávena de farinha de arroz
2 colheres de sopa de maizena
1 colher de sopa de fermento em pó
1 chávena de óleo
2 chávenas de açúcar

Com Bimby: Colocar a casca da laranja (sem parte branca) na bimby e dar-lhe uns toques de turbo. Juntar o sumo (também juntei a polpa que ficou no espremedor), os ovos, o açúcar e o óleo e programar 20 seg/vel 4.
Adicionar as farinhas e o fermento e misturar mais uns segundos a velocidade 3.
Colocar numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de arroz. Vai ao forno pré aquecido a 180.ºC por 40 minutos (ver com o palito).

Sem Bimby: Juntar primeiro a raspa da laranja, o sumo, os ovos, o óleo e o açucar, misturar bem. Depois adicionar as farinhas e envolver.


Para a calda da cobertura fiz a do livro base da bimby e fiquei completamente rendida. Para mim é a melhor que já fiz e é a que vou passar a fazer. Esta fica brilhante e quando pronta está liquida portanto para rechear bolos ou para coberturas que se queiram fazer efeitos tem que se deixar arrefecer um pouco para solidificar um pouco.
Normalmente fazia com uma tablete de chocolate e um pacote de natas e levava ao lume, não é má mas não me enchia as minhas medidas gulosas.
Esta leva:
2 ovos
120 gr açúcar
120gr manteiga
120 gr chocolate (usei o da cem por cento)

É só meter o açúcar, os ovos e manteiga 5 min/temp 70.º/ vel. 4. Para quem não tem bimby será bater os 3 ingredientes e levar a lume brando até obter um creme homogéneo (até ter derretido a manteiga e o açúcar).
Depois é só juntar o chocolate e esperar que amoleça. Depois 10 seg/vel 6 ou, se não for na bimby, misturar muito bem até não sentir pedaços de chocolate.

O R. tirou uma foto com o telemóvel do interior, depois quando me mandar acrescento.

Entretanto já avisei que este para já vai tornar-se no bolo standard :)

Agora sim acabou a Páscoa deste ano :)
Tempo de preparação:
a) Bolo 41 minutos (40 de forno)
b) Cobertura: 5 minutos
Dificuldade: Fácil
Custo: €€

4 comentários:

Sarokas disse...

que optimo aspecto!

Fada do Lar disse...

Que maravilha!!
Vocês andam a tentar-me, com tanta doçaria!!! eheh
Beijokas

Kiki disse...

Ficou mais bonito que o outro...o chocolate mais homogéneo...o aspecto é sempre de comer e chorar por mais. Não vejo a hora de fazer nova incursão à tua maison :-)

Lea disse...

Começarei a ser seguidora assídua do teu blog, acho que tens dicas e sugestões muito boas, mas queria pedir que incluísses nas tuas receitas o tempo que demora a fazer porque para mim costuma ser um factor decisivo.

Beijinhos

p.s.- estou cheia de fome depois ter lido as receitas... água na boca... shllrp