quarta-feira, 31 de março de 2010

Aproveitar água, acabar com o desperdício

A minha amiga B. relembrou-me de uma prática sua que ajuda na poupança e evita o desperdício de água.

Antes de tomar banho ou lavar a loiça, enquanto espera que a água aqueça aproveitar essa água guardando-a num garrafão. Ela aproveita-a para cozinhar e regar as plantas. Agora com a minha mini horta na varanda é uma boa altura para fazer o mesmo já que tenho que as regar!

Só falta arranjar o garrafão :)

segunda-feira, 29 de março de 2010

Bolo de Chocolate sem Gluten

Atendendo à recente descoberta do love padecer da doença celíaca, agora ando em fase de adaptar receitas. Como o meu sobrinho fez anos na semana passada e não pude ir à festinha, para compensar como lá ia este fim de semana levei uma espécie de bolo de aniversário "gluten e lactose free".

Por vezes fazia uma receita que tirei de uma embalagem de óleo da vêge, é um bolo de chocolate que fica sempre bem e é bastante fofo.
Ingredientes:
1 chávena de farinha de arroz
1/2 chávena de maizena
1 colher de sopa de fermento
1 chávena de àgua quente
2 chávenas de açúcar
1 chávena de óleo
1 chávena de chocolate em pó (a receita original é com cacau mas gosto mais com chocolate)
4 ovos

Para o recheio
Custard e morangos partidos

Preparação
Ligar o forno a 180ºC.
Misturar o chocolate com a àgua e metade do açúcar. Adicionar a farinha, o fermento, a maizena e o óleo. Mexer bem.
À parte bater os ovos com o restante açúcar até formar um creme.
Misturar ao preparado anterior e envolver.
Colocar numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha (usei de milho para evitar contaminação) e vai ao forno
Colocar no forno e deixar cozinhar cerca de 50 minutos, o melhor é fazer o teste do palito a partir dos 45 minutos.

Depois de pronto retirar da forma e deixar arrefecer sobre uma grelha.
Depois de frio cortei-o ao meio e recheei com custard e morangos. Utilizei o custard da "Ramazzotti" que se faz num instante e é bem bom. Como o love também é intolerante à lactose utilizei leite sem lactose e ficou igualmente saboroso como com leite normal.

Ficou mesmo fofinho. Para quem não tem problemas com gluten pode fazer a receita original, basta substituir a farinha de arroz, maizena e fermento por uma chávena e meia de farinha com fermento. Em +/- 50 minutos o bolo está pronto (e cresce bastante).

Na versão sem gluten a massa fica um pouco liquida portanto vai ficar no forno cerca de 1h10m, não quis juntar mais farinha de arroz porque tive medo que depois ficasse muito pesado, assim ficou bem fofo.

No dia seguinte e depois de uma viagem de 100Km estava assim

(São gomas à volta)

quinta-feira, 25 de março de 2010

Pescada com creme (bechamel) de laranja

Há algum tempo vi esta receita num blog e fiquei com ela para experimentar. É uma boa opção para quem gosta de refeições com fruta.

Ingredientes:
Pescada (lombinhos, medalhões, eu fiz com filetes)
sal e alho q.b
àgua q.b
Alguns camarões descascados
1 alho francês
Molho Béchamel de Laranja:
1 Cebola
30 gr. de Margarina
10 gr de Farinha (usei maizena)
200gr de Sumo Laranja
40 gr. de Água da Cozedura do Peixe

Temperar o peixe com o alho picado, sal e pimenta.

Levar os lombinhos (e o camarão se estiver congelado) ao microondas com dois dedos de água, por 3 minutos.

Untar um pirex com azeite e cobrir o fundo com o alho francês cortado às rodelas fininhas.

Desfazer o peixe em cubos grandes e dispor sobre o alho francês.

Enquanto isso, preparar o bechamel de laranja:
Colocar a cebola no copo da Bimby alguns segundos, vel 5. Descer os restos das paredes do copo e repetir.
Juntar a margarina 4 min, temp 100º, vel 1.
Acrescentar a farinha, a água da cozedura do peixe e o sumo das laranjas: 6 min, temp 100º, vel 4.
Pode ainda juntar folhas de mangericão: 5 seg, vel 5 (estas não adicionei).

Cobrir o peixe com o bechamel e levar ao forno pre-aquecido a 180.ºC durante 20 minutos.

Continuo sem máquina fotográfica portanto tive que recorrer ao telemóvel.



Tempo de preparação: 35 Minutos

Dificuldade: Fácil

Custo: €€

quinta-feira, 18 de março de 2010

Refeição rápida

Quando já é tarde, a fome aperta ou a paciência é escassa faço uma refeição rápida que a minha mãe fazia nas mesmas circunstâncias.
Arroz com ovos mexidos e atum. Demora o tempo de cozer o arroz. Depois é só juntar ovos mexidos e atum. Fica bem com uma salada mas não havia alface! :)

quarta-feira, 17 de março de 2010

Pãozinho quentinho

Hoje resolvi experimentar fazer o pão sem ser na máquina de fazer pão.
Usei uma farinha da Nacional "Pão + Equilibrio", gosto muito desta é de mistura de trigo e centeio.

Então pus a Bimby a amassar. Deixei levedar, tentei moldar e forno com ele.


Não é que fique mal mas acho que não compensa o trabalho. Apesar de não gostar muito do feitio "pão de forma" acho que vou deixar a máquina de fazer pão continuar a fazer o pão, até porque desta maneira não consigo ter pão quentinho pela manhã.

terça-feira, 16 de março de 2010

IRS velho entregue, IRS novo arrumadinho

A entrega do IRS para mim sempre foi um pouco confusa principalmente no que toca a ter as facturas todas no mesmo sítio.

Normalmente sei que encontro as facturas numa gaveta do aparador da sala, na minha carteira e dentro dos livros que comprei e acabei por nunca as tirar lá de dentro.

Quando chega a hora de preencher o IRS além destes sítios que tenho que vasculhar minuciosamente tenho sempre que dar uma vista de olhos pela casa não me vá ter escapado algo.

Este ano decidi que agora vai ser diferente e em vez da mistura habitual de facturas, contas etc, trouxe do meu querido ikea algumas caixas de arrumação e o resultado foi:



Agora está tudo arrumadinho, facturas para um lado, recibos de contas para outro, correspondência referente à casa noutro e por aí fora.

Agora tenho a minha casinha toda arrumadinha e não é só à vista :) E para o próximo ano já posso passar metade do tempo que dedico ao IRS a fazer qualquer coisa mais divertida :)

Bacalhau no forno com broa

Esta receita também saiu de uma revista, gosto muito e faço muitas vezes. Fica óptima. Aprovadíssima. Fica a imagem da revista.

Ingredientes
2 folhas de louro
2 postas de bacalhau demolhadas
1 molho de espinafres
1 cebola
4 dentes de alho
1 dl de azeite
1/2 broa de milho
5 dl de natas
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de manteiga derretida

Preparação
Leve ao lume um tacho com água e junte o louro e o bacalhau e deixe cozer por 5 minutos em àgua fervente. Deixe arrefecer dentro do caldo.

Entretanto escolha e lave em várias águas as folhas de espinafres. Escalde-as por 2 minutos em agua fervente e depois escorra-as muito bem e reserve-as.

Refogue a cebola às rodelas e os dois dentes de alho picados no azeite. Junte depois o bacalhau, previamente limpo de espinhas e peles, e envolva os espinafres. Adicione também metade da broa esfarelada e regue com as natas. Tempere com sal e pimenta e deite dentro de um recipiente refractário.

Triture a restante broa na picadora/bimby e junte-lhe os restantes alhos picados. Envolva a manteiga e espalhe sobre o preparado de bacalhau. Leve ao forno por 25 minutos a 190.C e sirve de seguida.

Fica bastante cremoso. Normalmente para não ficar com meio pacote de natas uso apenas 2 e fica bom. Quando faço para esquisitos que dizem não gostar de bacalhau com natas uso só um pacote pequeno e não se nota sequer o gosto das natas, fica sem creme, seco mas igualmente bom.

Para abreviar um pouco no tempo de preparação utilizo bacalhau já desfiado e doses de espinafres congelados.

domingo, 14 de março de 2010

Cinema - Sugestão

Por vezes, quando há tempo, o dia acaba com um filme. Um dos últimos filmes que vi e durante o qual chorei "baba e ranho", não sei bem se literalmente (pela segunda parte) mas chorei a bom chorar de tão comovida que estava foi este aqui.

"Hachiko - A Dog's Tale", é baseado numa história verídica e claramente adaptado. Vejam que vale a pena mas tenham a caixa de lenços de papel ao lado!

sábado, 13 de março de 2010

Preparação para um "baby shower"

Amanhã é dia de "baby shower". Isto para mim é uma novidade mas parece que além do presentinho para o bébe cada convidada leva qualquer coisa para se pôr na mesa para se fazer um lanchinho.

Então resolvi fazer uns biscoitos de limão e canela e para as mais gulosas uns brigadeiros de caramelo.

Os biscoitos
Raspar a casca de um limão, sem a parte branca ( ou pulverizar 30 seg,vel. 5-7-9). Juntar 150 gr de farinha de trigo, 150 gr de farinha de milho, 1 colher de café de canela e 200 gr de açúcar e mistura tudo (20 seg, vel 6).
Adicionar 150 gr de manteiga à temperatura ambiente e 1 ovo, misturar bem e amassar (20 seg, vel 6 e depois mais 2 minutos velocidade espiga).
Depois usei um dispara-biscoitos e fiz sobre papel vegetal e sobre um tapete de silicone, pois ainda deu para bastantes.

Antes de irem ao forno
Ainda quentinhos:


Os Brigadeiros

Receita para a Bimby:

1 Pacote de pudim boca doce de caramelo

40 gr de margarina

1 lata de leite condensado


Foi tudo para dentro da bimby e programei 18 minutos, temperatura Varoma, velocidade 4.

Depois põem-se num recipiente untado com óleo e esperar que arrefeça. Depois de frio (tem mesmo que ser frio senão agarra-se às mãos e não deixa moldar), moldar bolinhas e passá-las por açúcar ou côco ralado.

Mini horta de ervas aromáticas

Fiz uma pequena experiência.

Comprei uns vasinhos no Ikea, um saco de terra, sementes (ambos bio) e com um bocadinho de àgua e uma estufa caseira feita com um saco de plástico eis que o cebolinho foi o primeiro a aparecer :)



Espero em breve já ter salsa e coentros. Se a experiência correr bem já tenho ali mais vasos em stand by para me aventurar em novos aromas :)

quarta-feira, 10 de março de 2010

Perna de perú recheada com farinheira

Tirei a receita de uma revista e achei divinal, esqueci-me foi da foto, tiro para a próxima pois será a repetir, sem dúvida. Fica a imagem da revista, já meia comida por uma gata que ficou tão inebriada com a imagem que quis logo provar :)


Ingredientes:

1 perna de perú (com +/- 2 Kgs) limpa de osso e tendões (pedi para me fazerem no talho e sempre me poupei no trabalho)
50 gr pinhões
100gr sultanas brancas
1 chouriço
1 farinheira
100 gr de bacon
1 dl azeite
3 dentes de alho
1 cenoura
1 cebola
1 colher de sopa (bem cheia) de manteiga
1 colher de sopa de pimentão doce
Sumo de 2 limões
Sal e pimenta q.b.
Papel de aluminio
Fio de cozinha

Preparação

Depois da perna arranjada dar-lhe uns golpes com a ponta da faca. Tempere com o sumo de limão, sal e pimenta e deixe repousar durante 30 minutos.

Picar a cebola, os alhos, o bacon e o chouriço. Leve uma frigideira ao lume com 3 colheres de sopa de azeite, junte os anteriores ingredientes todos picados e deixe alourar.

Junte a cenoura ralada e o pimentão doce e mexa bem. Adicione a farinheira sem pele, as sultanas e os pinhões, envolva, junte depois a manteiga, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar durante 10 minutos, mexendo sempre.

Abra a perna de perú sobre a bancada, espalhe a mistura anterior por cima, enrole e ate com fio de cozinha. É mesmo necessário fio de cozinha, se não for forte não se consegue atar a carne.

Coloque num tabuleiro untado com azeite, regue com o restante azeite tape com uma folha de aluminio e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante uma hora. Retire o papel de aluminio e deixe assar mais 30 minutos para ganhar cor. Retire do forno e sirva decorada a gosto e acompanhada com batatinhas assadas ou arroz.

Uma delícia.

terça-feira, 9 de março de 2010

Entradas

Sempre que dou um jantar/almoço cá em casa gosto de pôr umas entradas além das tostas com patés vários.

Aqui ficam algumas sugestões, com e sem fotos (como estou sem máquina tem que ser com o telemóvel e nem sempre me lembro a tempo).

Rolinhos de salmão fumado
Com um garfo faço um puré de meio requeijão e umas 5 delícias do mar. Depois é só dispor este preparado ao longo de fatias de salmão fumado, enrolar e voltar a enrolar os rolos em película aderente e deixar no frigorífico de um dia para o outro.
Na hora de servir é só retirar a película aderente e cortá-los. Ainda estou a trabalhar é na apresentação. Para a próxima disponho tudo sobre uma folha de alface.


Tomatinhos recheados
Depois de lavados, cortar o topo dos tomatinhos (chucha ou cereja) e retirar as sementes. Eu com uma colherzinha de café retiro o interior do tomate e fica bem.
Depois com uma colherzinha de café é só enchê-los com patê (eu fiz com patê de atum) ou com um ovo de codorniz cozido e no final barrar com patê o topo, assim não se vê o ovo.



Queijo assado
Já experimentei com outras variedades mas o camembert é sem dúvida o meu preferido. Retiro-o da caixa e do papel em que vem. Corto-lhe uma cruz em cima, ao nível da casca não precisa ser muito fundo, e pico-o todo com um garfo. Depois numa taça junto 2 dentes de alho picados, salsa picada (também pode ser junta com coentros ou só com coentros, é a gosto) e azeite. Deito esta mistura em cima do queijo e vai ao forno até começar a fazer uma bola, é sinal que o queijo já derreteu. Servir logo com umas tostas a acompanhar.



Cogumelos recheados
Desta vez fiz com uns grandes próprios para rechear mas acho que é cogumelo demais, eu que nem sou grande apreciadora prefiro os mais pequenos, dão mais trabalho mas acho que ficam mais gostosos.
Lavar bem os cogumelos, retirar-lhe os pés e espremer 1-2 limões sobre o chapéu dos cogumelos. Entretanto num tachinho alourar meia cebola em manteiga e um pouco de azeite, para não queimar. A manteiga além do sabor vai deixar os cogumelos mais macios. Juntar um pouco de bacon cortado aos pedacinhos. Juntar um alho francês cortado às rodelas finas, 2 cenouras raladas e os pezinhos dos cogumelos também previamente picados. Deixar estufar. Quando estiver tudo macio juntar um pouco de queijo ralado para unir tudo, mexer e está pronto. Rechear os cogumelos com este preparado e por uma colherzinha de maionese sobre o preparado, para gratinar. Levar ao forno cerca de 15 minutos. Retirar e servir de imediato. Isto deu-me para 9 cogumelos grandes, quando fiz metade da receita deu para 6 pequeninos e sobrou bastante.